quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

"Gestão Doméstica" - Acção de Sensibilização




Decorrente do plano de actividades do GAAS da ASCREDNO para o ano de 2012, o GAAS levou a cabo mais uma acção de sensibilização para os utentes do rendimento social de inserção, no dia 17 de Fevereiro, contando com a colaboração do Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP). A Dra. Vânia leitão, do CAFAP orientou a acção de sensibilização intitulada “Gestão Doméstica”, com especial enfoque na importância da elaboração de um orçamento familiar.

Foram abordados diversos assuntos, nomeadamente: Etapas para elaborar um orçamento familiar; Importância de reflectir sobre os nossos rendimentos e as nossas despesas, dando particular destaque à contabilização de todas as despesas, mesmo as mais supérfluas; Diversas fontes de rendimentos; Categorização das despesas: Despesas Mensais (fixas e variáveis), Despesas Periódicas e Despesas Pontuais/Extras; Balanço mensal; Alteração de comportamentos/hábitos de consumo; Dicas para poupar: compras, água, gás e electricidade.

Procedeu-se, igualmente, à visualização de dois vídeos e um caso prático alusivos ao tema que foi posteriormente discutido do grupo.

Esta sessão contou com a participação de 17 utentes beneficiários do rendimento social de inserção.




Sem comentários:

Enviar um comentário